sexta-feira, 13 de abril de 2012

FELIZ SEXTA-FEIRA 13!!!!!!

Oi, gente!!!! Hoje é sexta-feira 13!!! Alguém sabe por que as pessoas as temem? Pois eu vou contar o porque desse medo! Agora vou contar um pouco sobre a superstição em relação as sextas-feiras e ao número 13!  Primeiro vamos começar falando da história do n°13!



Esse número sempre teve um significado muito especial, nas mais diferentes civilizações. Mas, para compreender este número, temos que entender antes o significado do número 12. Muitos mitos, deidades e heróis aparecem na quantidade de 12 (12 profetas, 12 sábios, as 12 tribos de Israel, os 12 signos do zodíaco, as 12 horas, ....). O 12 encerra um sistema completo, coeso e perfeito. O 12 passa a idéia de segurança, de algo que está estruturado, perfeito, inviolável e completo. O 13, então, significa a ruptura de tudo isso, a transformação (destruição). Após essa mudança, é possível continuar a evolução. O 13, como transformação, passa a idéia do desconhecido e, por isso, ele traz o "medo". O número 13 sempre foi temido e evitado. Acreditava-se que até sua simples citação poderia trazer má sorte. Na era cristã, o 13 também transgrediu a perfeição do número 12: eram 13 à mesa, quando Judas traiu Jesus. Daí mais uma aversão ao número 13.

 Mas, a idéia de não juntar 13 à mesa é mais antiga e remonta à tradição de países nórdicos. Diz a lenda que um banquete dado aos 12 principais deuses escandinavos, em Valhalla, provocou a ira de Lóki, que não havia sido convidado. Enciumado, ele teria armado uma cilada para o deus Baldur, favorito de Odin. A sexta-feira, pode ser ainda ligada a deusa nórdica Frigga, deusa do amor, sexo e da beleza (cujo o nome deu origem a frigadag, sexta-feira). Essa forte figura feminina, representava uma ameaça ao cristianismo, que era dominado por homens. Para combater sua influência, a igreja cristã a caracterizou como uma bruxa, difamando o dia que a homenageava (sexta-feira). Essa caracterização também pode ter tido um papel no medo do número 13. Segundo o mito, Frigga por vingança, passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa, já que uma tradição cristã semelhante considera o 13 amaldiçoado por significar a reunião de 12 bruxas e o diabo.


A superstição é tanta com relação a esse número, que em alguns países, hotéis e prédios não têm 13º. andar, nem o número 13 em assentos de teatro e plataformas de trem. Já que acreditam que o 13 tem relação com o fim ou seja a morte. No Tarô, por exemplo, a carta de número 13 representa a Morte. Existe até fobia ao número 13, chama-se Triscaidecafobia!
Com relação a sexta-feira, Jesus foi crucificado nesse dia da semana. Além disso, alguns teólogos dizem que Adão e Eva comeram o fruto proibido em uma sexta-feira, e que o grande dilúvio começou em uma sexta-feira.
Um fato interessante é que, os marinheiros eram particularmente supersticiosos nesse sentido e costumavam recusar-se a embarcar em sextas-feiras. De acordo com uma lenda, no século 18, a Marinha Britânica comissionou um navio chamado H.M.S. Friday com a intenção de suprimir a superstição. A marinha selecionou a tripulação em uma sexta-feira, lançou o navio em uma sexta-feira e até escolheu um homem chamado James Friday para ser o capitão do navio. E assim, em uma manhã de sexta-feira, o navio partiu em sua primeira viagem - e desapareceu para sempre!
Existe também uma fobia específica da sexta-feira 13 é chamada de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Sobre o gato preto e o dia de hoje não há uma relação direta! Sério gente, pessoalmente acho uma idiotice culpar um animal por dar má sorte ou de dar sorte (pé de coelho, no caso), porque quem tem má sorte são os dois! Coitados, eles não dão só ganham! E a única ligação que vejo são com as bruxas. Resumindo, as pessoas acreditam que: sexta-feira + 13 = azar na certa! Gente, hoje é um dia como qualquer outro, e só serve mesmo para assustar os supersticiosos! Tenham um bom dia e divirtam-se!!!




2 comentários:

  1. eu adoro o numero 13 '-'.e o meu numero de sorte, povo preconceituoso so pq n e 12

    ResponderExcluir
  2. Boas curiosidades, principalmente com o número 13

    ResponderExcluir